ALIMENTAÇÃO

Lanche diário: a criança deve trazer a lancheira diariamente, pois ela ajuda na organização do lanche. Tanto a lancheira quanto os itens que ela contém devem ser identificados com o nome da criança:

  • guardanapo ou toalhinha de pano

  • garrafa de suco e copo

  • potes para acondicionar os alimentos

 

Obs. Os talheres são fornecidos pela escola, portanto não precisam vir na lancheira. Não enviar palitos de dente ou similares para espetar alimentos.

 

O lanche é constituído de: suco, fruta e complemento conforme orientado na tabela de alimentação saudável.

A fruta deve vir lavada.

O suco natural pode ser providenciado por terceiros indicados pela escola. Os pais se organizam, solicitam e arcam com os custos, diretamente com o fornecedor. Os professores avaliam a qualidade do suco, e a escola conversa com a empresa para as adequações.

 

Importante: frutas e alimentos que podem provocar acidentes ao engolir precisam vir cortadas ao meio e sem caroço. Exemplos: uva, tomate cereja, azeitonas, pêssego, ameixa.

Sempre que necessário, a equipe de professores conversa com os pais a respeito de ajustes no lanche (quantidade ou qualidade) ou outras observações, como: se a criança tem se alimentado bem, as trocas, os interesses entre outros aspectos.

Ao final do dia, as frutas que sobram do lanche são servidas para as crianças de G1 e G2.

Caso a criança traga algum alimento da coluna dos “não permitidos”, o professor conversará com os pais pessoalmente ou por e-mail. A coordenação entra em contato para mais esclarecimentos, quando necessário.

Refrigerantes, salgadinhos e chocolates são devolvidos na lancheira.

ORIENTAÇÕES PARA UM LANCHE SAUDÁVEL

 

Esta lista foi elaborada a partir da observação dos professores. Os pais podem enviar outras sugestões de lanches saudáveis, que serão acrescentados à tabela.

Biscoito salgado (cream craker, com gergelim, de água e sal), biscoito de arroz, torrada, pão sírio, palitinho com gergelim, pão caseiro. Sanduíches com manteiga, requeijão, ricota, geleia, mel. Tapioca e panqueca. Queijos (ricota, branco, requeijão, mussarela de búfala, prato). Ovo cozido ou ovo de codorna. Legumes e folhas de qualquer tipo. 

Tomatinho cereja, pepino, brócolis, cenoura, milho, pinhão, batata doce, mandioca, etc.

Frutas variadas.

Bolo caseiro (sem cobertura ou recheio): cenoura, coco, banana, fubá, milho, chocolate, limão, laranja, etc.

Frutas secas: ameixa, uva passa, etc.

Castanha, noz, amêndoa, etc.

Barra de cereal sem chocolate, bananinha sem açúcar, mel, granola, aveia para colocar nas frutas ou iogurtes. Bolachas e biscoitos industrializados sem recheio ou cobertura. Biscoitos caseiros. Biju, Canjica de milho, Pamonha, Curau, Arroz doce, etc.

Sucos de frutas naturais, água de coco natural, leite, chá, iogurtes e Yakult.

Lanche Coletivo: o lanche coletivo acontece, normalmente, em semanas com programação especial. Nesse caso, cada criança fica encarregada de trazer um tipo de alimento ou suco para ser compartilhado entre as demais. Caso seja difícil enviar o solicitado, é possível enviar um similar.
Faremos a solicitação dos alimentos, sempre que possível, com dois dias de antecedência, para ajudar na organização dos pais.


Lanche para passeio: deve ser prático, totalmente descartável e vir em saco plástico com o nome da criança. Pedimos aos pais que não enviem frutas para descascar, garrafas térmicas e potes.


Hidratação com água: 

Grãozinho: as crianças de G1/G2 devem trazer copo ou caneca plástica para ficar na escola.

Grão: as crianças do G2 devem trazer de casa uma garrafa que permanece na escola. Eventualmente, elas são enviadas para casa para higienização criteriosa.

As crianças de G3/G4/G5/G6 devem trazer todos os dias uma garrafa com água, que é devolvida na mochila para ser devidamente higienizada em casa.

Importante: copos e garrafas devem ser identificadas com o nome da criança.



CULINÁRIA

Uma ou duas vezes por mês, conforme planejamento do professor, solicitaremos ingredientes de cozinha, para inserir nas atividades de culinária. Os ingredientes são divididos pelo professor entre as crianças do grupo, que normalmente escolhem o que querem trazer.

É importante que os pais não deixem de enviar o ingrediente solicitado, o que evita desconforto para a criança em relação ao grupo ou, em alguns casos, a suspensão da atividade.

Avisaremos sobre os ingredientes, sempre que possível, com dois dias de antecedência, para ajudar na organização dos pais.

Texto retirado dos "Princípios e Normas de Funcionamento da escola". 

Entre em contato:
55 11 3673 0208

55 11 3672 5926

Encontre-nos:
Rua Tanabi, 275 - Água Branca
São Paulo – SP 05002-010