chegando: O QUINTAL

O dia no Grão de Chão começa com várias atividades realizadas na parte externa da casa. É o momento do "aquecimento" das crianças que, pouco a pouco, vão se encontrando e se preparando para o dia que vai começar. As crianças estão todas juntas e partilham das atividades propostas pelos professores: Tanque de Areia, Mesa de Desenho e o "Caminho". 

Tanque de Areia é um dos locais preferidos. Lá, além dos bolos e castelos, pode acontecer uma história ou um rio com encanamentos de verdade. A água é um elemento usado no Grão conforme a época do ano. No verão pode-se tomar banho de esguicho e fazer bolos encharcados.

Mesa de Desenho é o local onde há diversos tipos de papéis e materiais gráficos que ficam à disposição para o desenho, atividade que tem especial atenção no Grão.

Caminho é montado com as crianças à medida que vão chegando. A cada dia as tábuas, tonéis e pneus são armados de forma diferente para propor desafios corporais e um novo espaço para as brincadeiras. Se um dia ele é "um barco", no dia seguinte pode ser "uma caverna" e assim o jogo simbólico se inicia. Aliado a tudo isso temos as escadas e balanços pendurados nas árvores.

Há crianças que vão procurar uma capa ou um vestido de princesa, outras que procuram um carrinho de feira, uma bola ou uma boneca. Há ainda aquele grupinho que prefere brincar na casinha, no balanço, no escorregador ou subir nas árvores.

Muitas outras coisas podem acontecer neste primeiro momento: o encontro com as tartarugas, o bom dia para os coelhos e o cuidado com as plantas.


O professor acolhe as crianças, coloca-se à disposição para facilitar a formação dos grupos e a brincadeira. O objetivo deste momento é o encontro entre as crianças para que a brincadeira aconteça.

Entre em contato:
55 11 3673 0208

55 11 3672 5926

Encontre-nos:
Rua Tanabi, 275 - Água Branca
São Paulo – SP 05002-010