top of page

Grupo 1 e Grupo 2 

Quando a criança de 1 e 2 anos de idade entra na escola, suas possibilidades de comunicação e expressão se ampliam. A fala se desenvolve, assim como a sua capacidade motora. Todas as vivências proporcionadas pela escola possuem um caráter lúdico e devem favorecer o processo de experimentação e imitação que, nessa faixa etária, é muito intenso. O trabalho busca, no âmbito de formação pessoal e social, a construção da identidade, a autonomia e a socialização. Num primeiro momento, o trabalho de inserção da criança na rotina escolar e os cuidados com relação às questões de higiene e saúde são importantes para a segurança e a adaptação da mesma na escola.

De acordo com o desenvolvimento das crianças as atividades vão se diversificando, tendo como eixos principais a linguagem verbal, o movimento, as artes visuais e musicais.

Grupo 3 e Grupo 4

Aos 3 e 4 anos, a criança já tem amplo domínio do seu corpo, da linguagem verbal e de várias outras formas de expressão. Ela está aberta ao mundo e volta seu interesse para desvendá-lo, iniciando um processo mais específico, onde os porquês estarão em pauta. A possibilidade de concentração aumenta e aparecem os temas que serão trabalhados mais sistematicamente pelo professor dentro das áreas de matemática e ciências naturais e sociais. O jogo simbólico e as brincadeiras no quintal se intensificam. As amizades se fortalecem para enfrentar os "desafios imaginários".

O trabalho é focado nas linguagens expressivas: teatro, artes visuais, música, dança e a literatura através dos contos, fábulas, poesias e etc.

Grupo 5 e Grupo 6 (Pré)

A alfabetização é vivida na escola como um processo de contato com a língua portuguesa, que se intensifica aos 5 e 6 anos de idade. A sistematização da leitura e da escrita passam a ser conquistas importantes, que ampliam o contato com as Artes, Literatura, Matemática, Ciências e Estudos Sociais.

 

A criança, nessa etapa, passa a ter mais uma forma de expressão através dos registros e representações propostos pelo professor.

Grupos de trabalho

bottom of page