DIREÇÃO E COORDENAÇÃO

Paula Antunes Ruggiero
Lucília Helena Franzini
Maria Cecília Franzini

CONCEPÇÃO METODOLÓGICA

A escola grão de chão tem uma proposta construtivista. Trabalhamos com a concepção metodológica de que o trabalho artístico e lúdico, aliados à comunicação e expressão e ao raciocínio lógico e matemático, oferecem um desenvolvimento interdisciplinar à criança até 6 anos de idade.

As linguagens artísticas, as ciências, o espaço e o tempo para a brincadeira dão os elementos para que os conteúdos sejam trabalhados, favorecendo a formalização escolar, os processos intelectuais e o desenvolvimento sócio afetivo.

Na escola grão de chão o trabalho leva a criança a pensar suas relações através do jogo simbólico, do conto, da literatura, da matemática e das linguagens artísticas. O aprendizado se dá de forma dinâmica através da socialização, do confronto de ideias, pela pesquisa, exploração e formulação de hipóteses.


 

O trabalho está orientado no sentido de propiciar que a criança construa uma imagem positiva em relação a "si mesma", a sua produção e em relação ao grupo, dando especial atenção às questões afetivas. A individualidade de cada criança e sua história pessoal são consideradas no processo de interação com o "outro" e com o conhecimento. O bem estar da criança na escola é um aspecto importante a ser considerado: o sono, a alimentação e a saúde são tratados com a atenção que essa faixa etária requer. O contato de crianças de diferentes idades é privilegiado na escola na medida em que há vários momentos da rotina onde as crianças se encontram para a brincadeira e a atividade. A equipe da escola conta com educadores experientes que planejam e promovem conhecimento mediando os espaços da cultura e daquele que aprende. A integração e a formação da equipe se dá através de reuniões permanentes e coordenações individuais que garantem a unidade metodológica juntamente à rotina de trabalho.

Entre em contato:
55 11 3673 0208

55 11 3672 5926

Encontre-nos:
Rua Tanabi, 275 - Água Branca
São Paulo – SP 05002-010