Projeto Pedagógico
Princípios da escola:
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Compromisso com a infância para valorizá-la;
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Formação de indivíduos críticos e criativos que, em contato com o conhecimento, se tornem cada vez mais sensíveis e instigados ante o mundo em que vivem, a fim de transformá-lo;
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Ludicidade nas atividades (brincar/jogar), desenvolvimento de diversas áreas do conhecimento e expressão por meio das artes integradas (visuais, música, teatro e dança) são os eixos do trabalho;
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Construção do conhecimento, a partir da interação significativa das crianças com o mundo. Há, por isso, preocupação constante com a formação de atitude de pesquisa e crescente interesse pela reelaboração da herança cultural da humanidade;
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Estímulo a: autonomia, identidade, autoconhecimento e respeito por si, pelo outro e pelo grupo. Nesse sentido, este é um espaço privilegiado de convívio, socialização e alegria;
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Integração e participação de pais, alunos e equipe.
Concepção metodológica
A escola Grão de Chão fundamenta-se na concepção de que atividades
artísticas e lúdicas, aliadas à comunicação e expressão e ao raciocínio lógico e
matemático, oferecem desenvolvimento global à criança até 6 anos de idade.
As linguagens artísticas, o espaço e o tempo para a brincadeira são
desencadeadores e enriquecedores dos processos intelectuais nessa faixa
etária. A arte e a brincadeira dão os elementos para que os conteúdos sejam
trabalhados e formalizados.
A infância é um momento singular com características próprias. A ação
lúdica surge a partir da necessidade que a criança tem de agir em relação, não
apenas ao mundo dos objetos diretamente acessíveis a ela, mas também em
relação ao mundo mais amplo dos adultos (a Literatura, as Artes, as Ciências,
a História entre outros).
O brincar é o modo de a criança conhecer a realidade e transformá-la,
assim como para elaborar e expressar sentimentos e fantasias.
O aprendizado dá-se de forma dinâmica por meio de: elaboração de
ideias, pesquisa, formulação de hipóteses e suas confrontações.
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Essa concepção metodológica é garantida pela equipe de coordenação
e professores, apoiados na rotina diária. O tempo, para a brincadeira e a arte,
está garantido, e permeia o trabalho nos âmbitos de conhecimento do mundo e
de formação pessoal e social.
Compromisso pedagógico
À Escola Grão de Chão cabe:
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Manter a estrutura organizacional necessária ao bom funcionamento administrativo e pedagógico da escola;
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Acompanhar o processo da criança de forma integrada à família, e, quando necessário, orientar e indicar profissionais especializados;
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Desenvolver atividades, tais como passeios, exposições, acantonamentos, atividades culturais e esportivas, para ampliar as possibilidades de convivência e aprendizagem das crianças;
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Incentivar a participação dos pais por meio de reuniões e palestras sobretemas ligados à educação.
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Manter comunicação sobre o trabalho e a criança, por meio de relatórios anuais, entrevistas individuais, reuniões de pais, fóruns com temas ligados a educação, festas e exposições.
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Subsidiar e infraestruturar o trabalho do corpo docente, por meio de coordenações pedagógicas – individuais e de equipe – semanais a partir de planejamento conjunto sobre as atividades a serem realizadas.
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Aos pais cabe conhecer e respeitar este material e contribuir com a proposta pedagógica da escola, na medida em que participem de reuniões e discussões promovidas por ela. Prestar informações necessárias para que o trabalho dos professores e de toda a equipe seja o mais coerente possível com as necessidades das crianças.