Edital para a Ampliação da Diversidade Étnico Racial
Apresentamos este edital para oferecer bolsas integrais e/ou parciais para crianças negras e indígenas, visando a ampliação da diversidade étnico-racial na escola de Educação Infantil Grão de Chão, que atende crianças de 1 a 7 anos.
Justificativa
A escola tem papel fundamental na formação ética das crianças e suas famílias. Ao longo dos anos, abordamos conteúdos e desenvolvemos ações em favor de uma educação antirracista. Neste momento, buscamos uma atuação mais afirmativa junto à comunidade por meio das bolsas etnico-raciais. Dessa maneira, nosso Projeto Político Pedagógico, que visa uma sociedade mais justa e equânime, se amplia.
Vagas étnico-raciais oferecidas para 2025
-
2 vagas (período das 8h às 16h) com bolsa integral (100%) para crianças de 2, 3 e 4 anos, que inclui custos de anuidade, material didático, camiseta e mochila da escola, lancheira, refeições, passeios e curso de férias.
-
bolsas parciais de meio período (das 8h às 12h15 ou das 13h às 17h15), que oferecem um percentual de desconto no valor da anuidade.
Critérios para as vagas das bolsas integrais (100%):
-
declaração racial (crianças negras -pretas e pardas- e indígenas);
-
condições socioeconômicas - renda familiar que comprove a necessidade de subsídio integral, para famílias com renda familiar prioritariamente até 2,5 salários mínimos de São Paulo (R$ 4.100,00 quatro mil e cem reais); ser membro de grupo familiar cuja renda per capita mensal não exceda o valor de 2,5 salários-mínimos.
-
proximidade da moradia ou trabalho dos responsáveis com a escola, pois o custo com transporte não será coberto. Priorizaremos residentes ou filhas(os) de trabalhadoras(es) da Água Branca, Perdizes, Barra Funda, Pompéia, Lapa, Santa Cecilia, Santa Efigênia, Higienópolis, Vila Madalena, Pinheiros, Vila Buarque, Casa Verde, Limão, Campos Elíseos, Bom Retiro, Cachoeirinha e Pirituba.
Critérios para determinar as vagas das bolsas parciais:
-
declaração racial (crianças negras -pretas e pardas- e indígenas);
-
número de vagas disponíveis nos agrupamentos em 2025;
-
condições socioeconômicas - renda familiar que comprove a necessidade de subsídio parcial.
Observações: O processo de manutenção da bolsa será avaliado anualmente com renovação automática caso a situação financeira da família não se modifique.
Inscrições para bolsas integrais e parciais - cronograma e passos deste edital:
Datas
14/10
Lançamento do edital 2025 e início das inscrições
de 14/10 a 14/11
Fase 1: Preenchimento do formulário online pelo link
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeA9vklbqxo7EcEl95e4H1Hv-yr1CAgY0jEljaQ1Bpkct0iNA/viewform
Enviar as seguintes documentações:
Cópia do RG ou Certidão de Nascimento da criança.
Cópia do RG ou CNH dos responsáveis.
Comprovante de endereço atualizado da residência (último mês) ou do trabalho no nome de um dos responsáveis.
whatsapp +55 11 98546-0665 ou para o e-mail escola@graodechao.com.br
14/11
Último dia para inscrições.
de 18/11 a 22/11
Fase 2: Entregar documentação de comprovação de renda: Comprovante de renda das pessoas que contribuem com a renda familiar declarada por meio de: holerite, Imposto de Renda do ano exercício 2023, extrato bancário ou outros.
25/11 a 29/11
Fase 3: Análise dos documentos para certificação do cumprimento dos requisitos deste Edital referente à condição socioeconômica dos candidatos.
02/12 a 13/12
Fase 4: A escola entrará em contato por whatsapp para agendar encontro presencial com os responsáveis e a criança.
Participar de entrevista em data a ser definida após a análise da documentação de inscrição.
16/12
Fase 5: Divulgação dos resultados do Processo Seletivo e início da efetivação da matrícula que irá até o dia 20/12.
Em caso de dúvida, entre em contato pelo whatsapp +55 11 98546-0665 ou pelo e-mail escola@graodechao.com.br
Sobre a Escola Grão de Chão:
Ações para a diversidade étnico-racial
Em 2020, a criação do Coletivo Semente, formado por famílias, equipe da escola e gestoras, impulsionou a discussão e implementou a formação da comunidade com especialistas negros, a contratação de assessoria especializada para a equipe de educadores que atua diretamente com as crianças, criação de uma biblioteca antirracista, aquisição de materiais pedagógicos e revisão do currículo com ênfase na valorização dos saberes e culturas de povos negros e indígenas.
Nossa História
A escola foi criada em 1984, numa casa antiga no bairro da Água Branca, com um Quintal acolhedor, árvores frutíferas, chão de terra e animais. Nela, as crianças se encontram para brincar e trocar experiências.
O nome Grão de Chão foi inspirado no poema de Thiago de Mello por trazer a ideia de integração do ser humano com a natureza, da força do coletivo, do afeto e da alegria, valores presentes nesse espaço destinado à primeira infância.
O Projeto Pedagógico da Escola
No Grão, a criança aprende na relação com o outro, por meio do brincar, da Arte, das vivências corporais, da Literatura, do estímulo ao pensamento científico, lógico e matemático. O aprendizado ocorre de forma dinâmica e interdisciplinar entre os campos de experiências, a partir de exploração, pesquisa e estruturação de contextos, e compartilhamento de ideias.
A interação entre idades é um princípio norteador das práticas pedagógicas da escola. O trabalho desenvolve-se com predomínio de encontros de crianças de todas as idades, em grandes ou em pequenos grupos. Isso acontece em vários momentos da rotina, em especial nos Quintais durante as brincadeiras, nas Oficinas de Arte e Jogos Corporais, e em estruturas de Cantos, em que várias vivências são propostas e a criança escolhe de qual quer participar.
A proposta leva em conta as particularidades e as necessidades da criança tendo em vista sua história pessoal. O trabalho propicia a autonomia, a construção de imagem positiva de si, da produção individual e do grupo a que pertence.
As turmas podem ser formadas por um ou dois grupos de faixas etárias aproximadas.
Grupo 0 (G0)
1 ano completo depois de 30 de março
Grupo 1 (G1)
1 ano completo até 30 de março
Grupo 2 (G2)
2 anos completos até 30 de março
Grupo 3 (G3)
3 anos completos até 30 de março
Grupo 4 (G4)
4 anos completos até 30 de março
Grupo 5 (G5)
5 anos completos até 30 de março
Grupo 6 (G6) - 1o ano do Ensino Fundamental
6 anos completos até 30 de março
Horário de funcionamento
Período Regular
Manhã: 8h às 12h15
Tarde: 13h às 17h15
Período estendido e Semi-integral
Semi-integral com almoço: 8h às 13h30, 15h ou 16h.
Semi-integral tarde com almoço: 11h às 17h15 ou 18h
As férias de verão começam em meados de dezembro e vão até final de janeiro.
As férias de inverno acontecem durante o mês de julho.